O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. É uma Brássica, assim como a couve, o repolho e o brócoli.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, Água, Hidratos de Carbono, Proteínas, Gorduras, Sais, Vitamina A, Vitamina B1, VitaminaB2,Vitamina B5,Vitamina C, Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Cloro, Sódio, Ferro.
Com baixo teor calórico, o agrião é também fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. O talo crocante tem ainda alto teor de iodo. Para completar, as folhas apresentam um sabor picante, mas suave, que estimula o apetite.
Propriedades medicinais não faltam ao agrião. A hortaliça faz bem para o fígado, é diurética e recomendada para diabéticos. Além disso, o agrião combate o ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedra nos rins e efeitos tóxicos da nicotina. O suco de agrião é expectorante e ajuda a aliviar a bronquite.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582437-4529,00.html
http://www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb/agriao.html
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Agrião e suas propriedades
17:41
sem comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário